BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Tremor de magnitude 5,0 é registrado no arquipélago de São Pedro e São Paulo


 Mapa de localização epicentral. O epicentro é representado pela estrela amarela. São mostradas, em vermelho, as estações de São Pedro e São Paulo (SPSP; Marinha/UFRN),  e Riachuelo (RCBR; USGS/UFRN).
Ontem Quinta-feira 12 de Julho, foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) um tremor de magnitude de 5,0 , com epicentro a 30 km do arquipélago de São Pedro e São Paulo que fica a 1.100 km de distância de Natal-RN, no meio do Oceano Atlântico.
Ocorreram pelo menos 7 eventos de magnitude maior ou igual a 4.0 nos últimos 30 dias na cadeia meso-oceânica, salientando que nem todos os eventos acima desse limiar de magnitude aparecem na lista do USGS. Isso ocorre devido à distribuição das estações sismográficas, o que não permite, em muitos casos, uma boa determinação epicentral, sendo o evento descartado.

 O registro desse evento pela estação de Riachuelo (RCBR; USGS/UFRN) como vemos abaixo: 

Fonte: Blog Sismos do Nordeste de responsabilidade do Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), Departamento de Geofísica (DGEF), Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET)

Nenhum comentário: