BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mais de 400 famílias devem atualizar o Cadastro Único 2012


O Cadastro Único (Bolsa Família) desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus-RN por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) informa às famílias beneficiadas já podem realizar o processo de atualização cadastral 2012. A cidade de Bom Jesus-RN hoje conta com mais de 3.000 famílias que já se beneficiam de Programas Sociais vinculados ao Cadastro Único.

“É importante que as famílias comecem a nos procurar para que não haja sobrecarregada no prazo final, estipulado em 31 de dezembro. Após esta data, quem não realizou o procedimento terá o benefício cancelado”, afirma Edylon dos Santos, coordenador municipal do Cadastro Único Bom Jesus-RN. 

A revisão consiste na verificação periódica das informações socioeconômicas dos registros cadastrais das famílias beneficiarias do programa Bolsa Família, com vistas a avaliar o atendimento das condições de elegibilidade para continuidade do recebimento dos benefícios financeiros do programa. (Art.1º da Portaria GM/MDS Nº 617/2010). 

“Também estão incluídas nessa revisão as famílias que mudaram de endereço, de renda ou de número de componentes familiares, as crianças que mudaram de escola, dentre outros”, explica o coordenador.

É importante o membro responsável pela família se dedicar neste processo, pois somente os cadastros atualizados permitem acesso às iniciativas que utilizam o Cadastro Único para a identificação de beneficiário, tais como Carteira do Idoso, Bolsa Família, Isenção em taxa de inscrição de concurso público, ProJovem Adolescente, Programa Minha Casa Minha Vida, Programa Cisternas, Tarifa Social de Energia Elétrica, Benefício de Prestação Continuada - BPC, Passe Livre e Aposentadoria para Donos de Casa.

Para atualizar os dados no Cadastro Único é necessário se deslocar até o prédio do Programa Bolsa Família/Cadastro Único, localizado na Rua Manoel Andrade, nº  12 – Centro (ao lado da Prefeitura Municipal).

Os beneficiados deverão apresentar os seguintes documentos: identidade(RG), CPF, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência – todos originais. Das crianças com até seis anos apresentar é necessário a Certidão de Nascimento Original. Para as crianças maiores de seis anos, além da certidão, é preciso ainda apresentar a Declaração Escolar. “Devem ser apresentados os documentos de todos os residentes do domicilio, independentemente do grau de parentesco”, ressalta o coordenador.

As famílias irão começar a receber mensagens no comprovante de pagamento, convocando-as para atualizar o cadastro e evitar bloqueio do benefício, com três meses de antecedência em relação ao mês que o calendário sugere para o procedimento de Revisão Cadastral.

Mais sobre o Cadastro Único/Bolsa Família
O CadÚnico é um importante instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de até três salários mínimos no total familiar, com o objetivo de conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, e inseri-las em programas sociais.

A inscrição no CadÚnico é o primeiro passo para a inclusão no Programa Bolsa Família e demais Programas Sociais, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ProJovem Adolescente, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Nenhum comentário: