BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Asteróide não atingirá a Terra Anuncia Nasa


Photo Pin/oursolarsystem
O asteróide DA14, de pouco mais de 45 metros de diâmetro, passará no dia 15 de fevereiro, na semana que vem, a apenas 27.300 quilômetros da Terra, embora a Nasa tenha descartado nesta quinta-feira a possibilidade de um impacto.

"É a passagem mais próxima da Terra de um asteróide deste tamanho que se tem registro", disse Donald Yeomans, do Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, Califórnia, durante uma teleconferência.

Yeomans, membro do Departamento do Programa de Objetos Próximos à Terra (Neo, por sua sigla em inglês), acrescentou que a órbita do asteróide "está muito bem delimitada" e afirmou que o astro "não poderá impactar" contra a Terra.

A hora exata de maior proximidade de sua órbita com a Terra será próximo das 19h40 GMT (17h40 de Brasília) de sexta-feira da semana que vem, quando o asteróide estará sobre o oceano Índico.

A Nasa está rastreando a trajetória do DA14 há mais de um ano, quando o asteróide foi descoberto pelos cientistas do Observatório Astronômico da Sagra (Granada), na Espanha. O DA14 tem uma massa aproximada de 130.000 toneladas e viaja pelo espaço a uma velocidade de 27.7000 km/h.

Timothy Spahr, diretor do Centro de Planetas Menores do Centro de Astrofísica de Cambridge (Massachusetts), disse que devido ao seu reduzido tamanho o asteróide "não poderá ser visto a olho nu", e que "a melhor observação ocorrerá com fundo noturno, na Austrália ou Ásia".

Fonte: Exame Info

Nenhum comentário: