BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 4 de maio de 2013

Ideli fala em estreitar relação do governo federal com os municípios


Prefeitos, vice-prefeitos e secretários do RN reuniram-se ontem Sexta-Feira (03) com os ministros  Relações Institucionais, Ideli Salvatti, da Previdência, Garibaldi Filho, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho com o objetivo de estreitar relações entre a União e os Municípios.

O evento aconteceu na Escola de Governo. O Rio Grande do Norte é o sétimo Estado a receber esse modelo de encontro que até agosto terá acontecido em todos os estados.

Este encontro que o Governo Federal está fazendo com os prefeitos do Rio Grande do Norte faz parte de uma nova estratégia adotada pelo Palácio Planalto para aproximar o Governo Federal dos municípios.

O encontro visa apresentar aos novos prefeitos e gestores informações sobre os programas e as ações realizadas pelo Governo Federal em parceria com os municípios, auxiliando no acesso a recursos da União para as cidades, neste primeiro ano de mandato.

Além das palestras e oficinas, o evento conta com salas de atendimento individualizado dos ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação, das Cidades, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura, da Pesca e Aquicultura, Turismo, Planejamento, Orçamento e Gestão, da Integração Nacional, Funasa.

Os prefeitos buscam providências na execução dos projetos. Que as medidas sejam anunciadas e colocadas em prática. Em decorrência da seca, muitos municípios pedem socorro para ações emergenciais, mas também buscam melhorias em outros setores.

O presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, fez homenagem aos gestores públicos municipais e disse que, “ assim como o sertanejo, o prefeito é antes de tudo um forte”. Benes elogiou os programas do Governo Federal, como o Minha Casa, Minha Vida e destacou que a expectativa do encontro de hoje é que sejam trazidos caminhos e soluções para “resistir à seca braba”.

O presidente da Femurn aproveitou a oportunidade para pedir ao Governo Federal que os ônibus escolares possam ser usados em outras áreas do município. Ele também pediu mudança do pacto federativo. “Da forma como está, os municípios estão quebrando”, fala Benes.

O ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, expôs as ações do Ministério e disse que o órgão “está à disposição para dar o suporte na elaboração dos projetos”.

Ministro Agnaldo Ribeiro destacou que os problemas hoje não se concentram na capacidade de investimentos.Agnaldo destaca que os problemas hoje não se concentram na capacidade de investimentos. “Hoje temos R$ 40 bilhões de contratos em andamento na área de saneamento básico. Na área de mobilidade também temos grandes projetos. O Minha Casa Minha Vida atingiu 1,4 milhão unidades já entregues no Brasil. Ninguém fez isso na história desse país”.


Fotos: César Augusto
Fonte: Nominuto.com

Nenhum comentário: