BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 30 de março de 2015

Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus-RN leva Vacinação contra HPV as Escolas

Enfermeiro Felipe realizando Ação de Vacinação Contra HPV na Escola Municipal Alice Garcia Freire

A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus-RN leva Vacinação contra HPV as Escolas do município, neste ano de 2015, a vacina setá sendo ofertada para meninas de 9 a 11 anos; e, em 2016, apenas para meninas de 9 anos. A vacina distribuída pelo SUS será do tipo quadrivalente, que protege contra quatro tipos de HPV: 6, 11, 16 e 18. Os tipos 6 e 11 não estão relacionados com câncer, sendo causadores de verrugas genitais. Já os tipos 16 e 18 são potencialmente oncogênicos.


O HPV (Vírus do Papiloma Humano) é um vírus intimamente relacionado com o câncer do colo do útero. Esse tipo de câncer acomete cerca de 500 mil pessoas todos os anos, principalmente em países mais pobres. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum e é a quarta causa de morte em mulheres.
Enfermeiro Felipe realizando Ação de Vacinação Contra HPV na Escola Municipal Alice Garcia Freire

O câncer do colo do útero pode ser diagnosticado através de exames simples, como o Papanicolau. O problema é que muitas mulheres não realizam seus exames ginecológicos regularmente, impedindo, assim, um diagnóstico precoce. Nos países mais pobres, onde as mulheres têm menos acesso ao exame, ocorre geralmente um maior número de mortes em decorrência desse tipo de neoplasia. Diante desse quadro, surgiram as vacinas contra o HPV, que podem ajudar na prevenção da doença.

Estima-se que existam aproximadamente 200 tipos diferentes de HPV, destes, somente 15 possuem potencial oncogênico, sendo que os tipos 16 e 18 estão relacionados com cerca de 70% de todos os casos de câncer do útero. Por ser um vírus transmitido principalmente pela relação sexual desprotegida, as vacinas têm uma eficácia comprovada em mulheres que ainda não iniciaram sua vida sexual e, portanto, nunca tiveram contato com o vírus.

O esquema de vacinação do SUS será diferente do que é feito tradicionalmente pelas clínicas particulares. A vacina será aplicada em três doses, sendo que a segunda será aplicada após seis meses, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

Vale destacar que a vacina é um meio de prevenção que não deve, em momento algum, substituir os exames preventivos. Além disso, é fundamental que em toda relação sexual seja usado preservativos a fim de evitar, além dos outros tipos de HPV, outras doenças sexualmente transmissíveis.

Nenhum comentário: