BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Anatel prepara campanha sobre o fim da TV aberta analógica


A partir desta quarta-feira (8), os moradores de Rio Verde começarão a receber avisos sobre o início da contagem regressiva para o fim das transmissões analógicas da televisão aberta.


O município de 202 mil habitantes, situado no sul de Goiás, foi escolhido como cidade-piloto do processo de digitalização do sinal de TV. Em novembro deste ano, a cidade deixará de receber o sinal analógico. Em abril de 2016, o mesmo ocorrerá no Distrito Federal, em dez cidades goianas (Abadiânia, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás) e em Cabeceira Grande (MG).


Com o desligamento do sinal analógico, a programação da TV aberta estará disponível somente em formato digital, com maior qualidade de som e imagem. A digitalização traz suporte à recepção em aparelhos móveis, à multiprogramação e à interatividade.

Segundo portaria publicada pelo Ministério das Comunicações em julho do ano passado, é condição para o desligamento da transmissão analógica que pelo menos 93% dos domicílios do município que acessem o serviço estejam aptos à recepção da televisão digital terrestre.


Também ficou definido que caberá à Anatel fazer a distribuição de conversores de recepção do sinal digital para famílias inscritas no programa Bolsa Família.
Símbolo da televisão analógica inicialmente aparece como a letra "A", e depois se abre, formando a palavra "Analógico"

O cronograma de desligamento do sinal analógico em todo o país irá até 2018. O espaço de radiofrequência usado pela TV analógica (700 MHz) será ocupado pelo serviço de banda larga móvel 4G.

Fonte: EBC BRASIL/DTV/ANATEL

Nenhum comentário: