BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 12 de abril de 2015

Ministério da Saúde promove evento internacional sobre dengue em Natal


O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Controle e Combate a Dengue, e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN irão promover a 3ª Reunião da Rede Internacional de Avaliação e Controle da Dengue.


O evento acontece em Natal, entre os dias 13 a 17 de abril, às 9h, no Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, e discutirá os avanços obtidos na identificação de áreas prioritárias para adoção de novas estratégias de controle da dengue.


Na ocasião, estarão presentes cientistas de vários países e também o coordenador geral do Programa Nacional de Controle de Dengue, do Ministério da Saúde, Giovanini Evelim Coelho, o secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, o secretário estadual de Saúde Pública, Ricardo Lagreca, a reitora da UFRN, Angela Paiva e o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, Ricardo Valentim.


“Como é conhecido de toda população brasileira, a Dengue é uma doença letal e que todos os anos tem acometido diversas pessoas no Brasil e no mundo. Hoje diversos estados no Brasil estão com surto de Dengue. Na semana passada o RN decretou estado de calamidade, pois tivemos um aumento de mais 200% de casos notificados como Dengue, em relação ao mesmo período do ano passado”, destaca o professor Ricardo Valentim, coordenador do LAIS.


A Rede de Internacional foi criada com o propósito de avaliar a eficiência das metas na análise dos riscos e do controle dengue. Neste fórum, será discutida a efetividade do que está sendo feito no que diz respeito à doença, em contexto mundial. Também serão desenhados novos modelos de controle e combate a moléstia, e a análise de riscos epidemiológicos. 

“Hoje há um grande interesse dessa Rede em mudar o processo de trabalho no controle e no combate a dengue, para tanto, buscam-se novas formas de controle, combate e análise de risco. É preciso inovação e efetividade”, comenta Ricardo.

O sistema Observatório Nacional da Dengue, desenvolvido pela equipe do LAIS, será discutido com todos os cientistas desta Rede Internacional, e apresentado como uma nova proposta de controle e combate a doença. 


"O Observatório Nacional da Dengue é a primeira proposta de mudança no processo de trabalho desde Oswaldo Cruz, e portanto tem um grande potencial para ser mais efetivo no controle e no combate a dengue", afirma Ion de Andrade, médico epidemiologista e colaborador do projeto. Natal foi escolhida para sediar o evento, devido ao forte trabalho no controle e combate do mosquito Aedes Aegypti, principalmente nos estudos e pesquisas desenvolvidas pelos cientistas da UFRN.

Fonte: NO MINUTO

Nenhum comentário: