BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Ambev vai fechar sua fábrica no Rio Grande do Norte e demitir 300


O fechamento da Ambev no Rio Grande do Norte, que atuava no estado há 20 anos, vai causar a demissão de 300 pessoas diretamente e impactar no emprego de outras 15 mil que trabalham diretamente na cadeia produtiva da cerveja no estado."O fechamento será de forma gradativa e deve ser totalmente finalizada até o final do ano", diz a nota enviada ao NOVO JORNAL hoje (6). 

Segundo funcionário, há três meses a Ambev deixou de produzir cerveja no RN e passou apenas a fazer envazamento. A produção vem de João Pessoa (PB), e a unidade de Extremoz envasa e distribui para o Rio Grande do Norte. Hoje, os funcionários estão trabalhando mas sem nenhuma informação oficial da empresa. 

Apesar de alegar que a razão do fechamento foi o pacote fiscal do Estado, a Ambeve já prenunciava que ia encerrar as atividades no Rio Grande do Norte desde 2014, mas a empresa nunca confirmou isso. 

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Bebidas do RN (Sintebern) divulgou em agosto deste ano que a Ambev vinha reduzindo sua produção na unidade de Extremoz. Em junho passado, foi batido recorde negativo com 1,2 milhão de litros de bebidas. 

Única indústria de cervejas no Rio Grande do Norte, enviou agora pela manhã ao NOVO JORNAL, a seguinte nota esclarecendo sobre o fechamento de sua unidade no município de Extremoz, Região Metropolitana de Natal:

Ambev informa fechamento de fábrica no Rio Grande do Norte devido ao aumento de ICMS no Estado

A Ambev anuncia hoje o fechamento de sua cervejaria na cidade de Natal (RN), após mais de 20 anos de atuação no Estado. A medida resultará na demissão de cerca de 300 funcionários diretos e terá impacto em 15 mil empregos gerados pela cadeia produtiva de cerveja no Rio Grande do Norte. A desativação da fábrica se dará de forma gradativa e deve ser totalmente finalizada até o final do ano.

A decisão foi tomada após análise dos reflexos que o aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e prestação de Serviços (ICMS) sobre bebidas frias, anunciado em 30 de outubro, trará para a empresa no Estado. As novas alíquotas, de 29% para cerveja e 18% para refrigerantes, aliadas ao fim do incentivo fiscal anteriormente existente no Estado, não justificam a manutenção da operação fabril da Ambev no Rio Grande do Norte. 

Já pressionada por uma elevada carga tributária, a companhia avaliou que não seria viável absorver o novo reajuste e acabaria por repassá-lo no preço. Como a demanda por bebidas é extremamente sensível a aumentos de preços acima da inflação, isso levaria a uma queda do volume de vendas no Estado. Diante desse cenário, a empresa optou por transferir a operação para Estados vizinhos. 

Os pontos de venda e consumidores do Rio Grande do Norte continuarão a ser atendidos, mas agora, com bebidas produzidas em outros Estados

NÚMEROS DA AMBEV

Opera em 17 países das Américas
52 mil funcionários (34 mil no Brasil)
30 marcas de bebidas (23 marcas de cervejas/08 de refrigerantes/01 de chá/01 de isotônico/01 de energético)
32 fábricas e 2 maltarias (BR)
100 centros de distribuição direta (BR)
5 centros de excelência (BR)

Fonte: NOVO JORNAL

Nenhum comentário: