BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Bom Jesus 55 anos de Emancipação!

A Estrada de Automóveis do Seridó, de Macaíba ao Caicó, instalou uma parada, em maio de 1916, animando o intercâmbio comercial e social da localidade.(HISTÓRIA DE BOM JESUS # 4)

Bom Jesus 55 anos de Emancipação...

Nesta Quinta feira 11 de Maio o município de Bom Jesus -RN completará 55 anos de Emancipação Política e como já falei aqui diversas vezes o município NÃO POSSUI FONTES OFICIAIS DE SUA HISTÓRIA então eu CRIEI AS # HISTÓRIA DE BOM JESUS para mostrar cada versão contada sobre a História do lugar é com alegria que concluí mais duas # e está disponível no blog criado por mim para divulgar a HISTÓRIA DE BOM JESUS é meu presente para a cidade.

As novas # HISTÓRIA DE BOM JESUS estão mais completas e com Fontes mais ricas a  # HISTÓRIA DE BOM JESUS 3  e # HISTÓRIA DE BOM JESUS 4 confiram abaixo a # HISTÓRIA DE BOM JESUS 3 e acessem ao lado  o LINK # HISTÓRIA DE BOM JESUS 4 contada por CAMARA CASCUDO EM "OS NOMES DA TERRA DE 1968".

BOA LEITURA:

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO # 3 
BOM JESUS
"A Lagoa da Panela"

A povoação começou na metade do Século XVIII com a criação de gado e com a lavoura. O Padre José Vieira Afonso, em 4 de dezembro de 1754, passou a ser o primeiro proprietário da área,uma região extensa que começava na Anta Esfolada, futura Nova Cruz. A sesmaria concedida garantia a posse ao redor de toda a Lagoa da Panela.

Em 07 de Fevereiro de 1820, o Sr. José Félix do Rêgo Barros recebeu a posse da Lagoa de Panelas, chamada anteriormente de CAPOEIRAS. Com o decorrer dos anos mudou de nome, passando a se chamar de Panelas. O nome Panelas pode também ser referencia de uma antiga industria Oleira da região. Em 1877, Panelas já é um povoado que contava com policiamento e feira, segundo Ferreira Nobre. A Capela em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus foi erguida no ano de 1917.

A localidade continuou se chamando Panelas até o dia 10 de Novembro de 1936, quando a Lei Estadual Nº 31, de iniciativa do então Deputado Estadual Ezequiel Xavier Bezerra, mudou o seu nome para Bom Jesus. Em 11 de Maio de 1962, através da Lei Nº 2794, sancionada pelo então Governador do Estado, Aluízio Alves, Bom Jesus foi desmembrado do município de Senador Elói de Souza, tornando-se mais um município do Rio Grande do Norte.

Localizado na região do Trairí, Bom Jesus está a 46 Km de distancia da Capital, com 130,2 quilômetros quadrados de território, onde vivem 9.651 habitantes, sendo 7.066 no setor urbano e 2.585 na zona rural. Bom Jesus limita-se com São Pedro, Parnamirim, Boa Saúde, Macaíba e Senador Elói de Souza.

O Município tem uma atividade produtiva baseada na Agricultura, na Avicultura, e na Pecuária com destaque para a produção de Leite. Bom Jesus também conta com incidências minerais de Diatomito.

O Artesanato da terra é representado por tapeçarias, cestas e trabalhos de crochê. A cidade conta com abastecimento D' água feito pela Adutora Monsenhor Expedito que, com a captação da Lagoa do Bonfim, também abastece a região.

O principal destaque Folclórico é o Boi-Bumbá que se apresenta sempre no meio e no final do ano, além dos eventos juninos como a quadrilha, os batizados e o casamento matuto.

A grande festa da cidade é a do padroeiro, o Coração de Jesus, que ocorre no último Domingo do mês de Novembro.

Fonte: TERRAS POTIGUARES -3ª EDIÇÃO- 07 DE AGOSTO DE 2007- EDIÇÃO COMEMORATIVA  ANIVERSÁRIO DE 506 ANOS DO RN. AUTOR: Marcus César Cavalcanti de Morais

Nenhum comentário: