BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 13 de março de 2012

Hoje tem a Conjunção Planetária


Hoje, 13 de Março de 2012, haverá uma conjunção dos planetas mais brilhantes do sistema solar, ou seja, VÊNUS E JÚPITER, os quais estarão bem próximos entre si (angularmente), No espaço, na verdade, os planetas não estão nada perto um do outro, o que está acontecendo é que nesse momento Vênus estará passando quase na frente de Júpiter para um observador na Terra. Podemos ir acompanhando a aproximação deles, todos os dias, basta olhar no horizonte oeste após o por do Sol. O interessante é que acompanhem a cada anoitecer o que vai ocorrendo.
Uma conjunção planetária ocorre, do ponto de vista astronômico, quando em geral dois astros estão no mesmo meridiano celeste. Um planeta e uma estrela, um planeta e outro planeta, por exemplo. Para ter ideia de um meridiano celeste imagine um meridiano terrestre (olhe num globo escolar) prolongado até encontrar o céu. A linha que resulta daí no céu é um meridiano celeste. Quando eles passam pelo meridiano celeste da estrela nós dizemos que se dá uma conjunção daquele planeta com a estrela. Relaxando um pouco na definição de conjunção, podemos dizer que quando dois astros estão próximos no céu (note bem, angularmente) isto caracteriza uma conjunção.
Quem tiver um telescópio verá Vênus numa fase parecida com um quarto lunar e Júpiter com seus satélites, os quatro galileanos.

Nenhum comentário: