BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

É O FIM DO MUNDO?


Você com certeza já ouviu a previsão de que o mundo vai acabar no dia 21/12/2012. Pode até ter ficado com aquela dúvida: será que vale a pena eu ir para o trabalho, cumprir minhas obrigações e me esforçar para ter um futuro melhor? Ou será que eu caio na gandaia, afinal de contas o que nos resta é curtir nosso último ano na face da Terra? Bom, 2012 começou e as pessoas parecem estar tocando a vida normalmente. Deve ser porque pouca gente levou a profecia a sério.

Essa previsão surgiu por causa de um calendário usado pelos Maias no auge de sua civilização. Acontece que ele se encerra justamente no dia 21 de dezembro deste ano, gerando especulações de que eles já teriam previsto o fim do mundo. A ideia do apocalipse em 2012 fez sucesso, gerou filmes, livros, palestras e programas de TV. 
Essa popularidade é o ponto culminante de um processo que começou há quase 25 anos, quando o artista e escritor americano José Argüelles publicou o livro "O Fator Maia". Nele, Argüelles misturava seus estudos sobre o fim do calendário maia com suas próprias idéias, ligadas à astrologia e ao New Age. Ele concluiu que 2012 marcaria o fim do ciclo do Homo sapiens e o início de uma época ecologicamente mais harmoniosa, que acabaria com os males do mundo moderno, como guerras, materialismo, violência, injustiça e opressão.

Argüelles conclamou os leitores a se reunirem em várias partes do mundo nos dias 16 e 17 de agosto de 1987 para meditar e rezar, dando um pontapé inicial para o grande dia que ainda estava 25 anos no futuro. Esse evento, batizado de Convergência Harmônica, atraiu grande atenção da mídia americana e ganhou o apoio de celebridades como a atriz Shirley McLaine. A partir do evento, 2012 se tornou uma data conhecida, e uma das favoritas dos profetas do fim do mundo. 
No entanto, o calendário usado para fazer a previsão é apenas um entre os vários que os maias usavam. Assim como os nossos meses, anos e séculos, ele se estrutura em unidades de tempo. Cada 20 dias formam um uinal. Cada 18 uinals, 1 tun, e cada 20 tuns faziam um katun. Enquanto o nosso sistema de contagem de séculos não leva a um fim, o calendário maia dura cerca de 5.200 anos e se encerra na data 13.0.0.0.0, que para muitos estudiosos corresponde ao nosso 21/12/2012.

Isso não significa que eles esperassem pelo fim do mundo naquele dia. Na verdade, eles não pensavam no tempo de modo linear, e sim de modo mais cíclico. Há textos míticos maias que falam em eras anteriores à atual, e nada indica que esta seria a última. A maioria dos estudiosos acredita que, após chegar à data final, o calendário simplesmente se reiniciaria, assim como o nosso passa do 31 de dezembro para 1 de janeiro.
 Bolon Yokte K'u

Entre os milhares de textos maias conhecidos, há apenas um que faz menção à data. Uma inscrição encontrada na ruína de Tortuguero (Costa Rica) diz que nela virá à Terra Bolon Yokte K'u, deus associado à guerra e à criação. Mesmo assim, a profecia não parece ser levada muito a sério nem entre os descendentes dos Maias. 

Saiba mais Clicando AQUI

Para os cientistas da NASA o perigo mais real que a Terra poderá chegar a um Fim seja como aconteceu com os Dinossauros com a Terra sendo atingida por um Grande Asteróide esse passou dia 14 de Dezembro de 2012. Veja Imagens:

O gigante asteroide 4179 Toutatis passou pela Terra e foi observado por alguns telescópios ao redor do mundo. Algumas imagens dele também foram divulgadas pela Nasa a partir do telescópio do Goldstone Observatory, na Califórnia. Nos próximos dias, a sonda chinesa Chang'e 2 também deverá fornecer mais imagens deste corpo celeste de cinco quilômetro de extensão que passa pela Terra a aproximadamente cada quatro anos.

Classificado como “perigoso”, este asteroide não deverá oferecer risco de impacto contra a Terra por pelo menos 600 anos, de acordo com a Nasa. Em sua recente passagem, o Toutatis esteve a uma distância da Terra que equivale a 18 vezes o caminho entre o nosso planeta e a Lua.

No curto vídeo abaixo, você pode conferir um pouco do Toutatis, um ponto branco e brilhante em meio às estrelas. As imagens são de um telescópio das Ilhas Canárias. O vídeo é da Câmera Espacial Slooh, que forneceu imagens ao vivo e gratuitas na internet da passagem do cometa pela Terra.


Fonte: Revista Galileu e History Channel

Nenhum comentário: