BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de março de 2014

Vacinação Contra o HPV em Bom Jesus-RN


A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus, iniciou essa semana a Vacinação para meninas de 11 a 13 Anos Contra o HPV(Papiloma Vírus Humano), a primeira escola visitada foi a Escola Estadual Natalia Fonseca na tarde desta Terça(18).
 

A vacina contra o HPV, que previne as mulheres do câncer de colo de útero, é injetável e aplicada em três doses. A segunda será seis meses depois da primeira e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Para recebê-la, basta apresentar o cartão de vacinação e o documento de identidade. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina será oferecida para as meninas com idades entre 9 e 11 anos, enquanto que no ano seguinte a vacinação será apenas para as garotas de 9 anos.

O HPV é um vírus que tem mais de 100 tipos diferentes, sendo que alguns provocam verrugas e outros estão ligados ao desenvolvimento de tumores. É transmitido através de relação sexual e o contágio também pode acontecer de mãe para filho, no momento do parto.

Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença. Em relação ao câncer de colo do útero, estimativas apontam que 270 mil mulheres no mundo morrem devido à doença. Neste ano, no Brasil, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos e cerca de 4,8 mil mortes. A orientação é para que as mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo (papanicolau) anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
 
FONTE: OMS

Nenhum comentário: