BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 10 de março de 2016

Suest/RN divulga relatório das atividades realizadas pelo Programa do Controle da Qualidade da Água


A Superintendência Estadual da Funasa no RN(Suest/RN), por meio do Serviço de Saúde Ambiental(Sesam), divulgou o relatório anual das atividades da Equipe de Apoio ao Controle da Qualidade da Água (EACQA), realizada no período de 02 de janeiro a 31 de dezembro de 2015; tendo como responsável a Farmacêutica-Bioquímica, Isaura Amália de Medeiros Azevedo Caria. 

Segundo o relatório, no período foram atendidos 44 municípios com ações de apoio ao controle de qualidade da água, sendo produzido pela equipe 53 laudos que correspondem a 295 amostras analisadas. Além dessas ações, foram realizadas análises da água utilizada pela população da comunidade Pataxó, no município de Ipanguaçu. No tocante as comunidades Rurais e Especiais, a equipe atuou em 64, localidades alcançando um percentual de 237%. O programado para 2015, foram 27 comunidades. A equipe realizou no ano passado, o total de 2.852 analises, nos municípios visitados. Além das análises da água foram realizadas também, duas capacitações para os técnicos dos Serviços de Autônomo de Água e Esgoto SAAE) dos municípios de Itajá e Maxaranguape, totalizando 26 técnicos capacitados, nos dois municípios. 

Depois de ler o relatório o Superitendente Estadual da Funasa, Antônio Barbosa disse que, "o Programa de Controle da Qualidade da Água, tem executado laudos de suma importância para que haja uma melhor operacionalização do controle da água, para o consumo humano". Segundo ele, os parâmetros de prevalência de riscos à saúde, são definidos para que se tenha uma água biologicamente adequada.

A Farmacêutico-Bioquímica, Isaura Amália, responsável pela equipe, disse que o trabalho realizado em 2015, ampliou significativamente a divulgação do papel do Funasa, no Estado, fazendo nascer importantes parcerias; notadamente, com os Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAAE), para melhorar a qualidade da água distribuída à população.

Os municípios que receberam a equipe técnica da Funasa, para fazerem as análises da água, foram: Portalegre, Viçosa, Martins, Caicó, Timbaúba dos Batistas, São José do Seridó, São João do Sabugi, Serra Negra do Norte, Almino Afonso, Frutuoso Gomes, Antônio Martins, Itajá, Maxaranguape, São Paulo do Potengi, Barcelona, Riachuelo, Santa Maria, Natal, Assú, Pendências, Rio do Fogo, São Miguel do Gostoso, Paraú, Caraúbas, Apodi, Governador Dix-Sept Rosado, Janduís, Messias Targino, Rafael Godeiro, Patú, Acarí, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, Olho D'Agua dos Borges, Ipanguaçu, Serra Caiada, Lajes Pintada, Jaçanã, Monte das Gameleiras, Tangará, Campo Redondo e Jardim de Piranhas.


Fonte: Superintendência Estadual da Funasa/RN
Israel Lucas de Souza – Jornalista DRT/RN 1004

Nenhum comentário: