Um vaso sanitário que não precisa de água e ainda transforma os resíduos humanos em adubos. Esta invenção, que não precisa ser conectada a nenhum sistema de depuração para funcionar, foi apresentada nesta quarta-feira (7), na China, pelo fundador da Microsoft, Bill Gates. O equipamento já está sendo testado na cidade sul-africana de Durban, na África do Sul.
Segundo Bill Gates, que segurou um pote com excrementos na sua palestra, os resíduos humanos podem provocar a morte anualmente de cerca de 500 mil crianças menores de cinco anos, expostas a doenças como diarreia e cólera. Quase 60% da população mundial não dispõem de instalações sanitárias e cerca de 900 mil pessoas defecam ao ar livre no mundo por falta de banheiros.
Desde 2011, a fundação Bill e Melinda Gates investe cerca de US$ 200 milhões na criação dos vasos sanitários inteligentes. Bill Gates afirmou na China que está disposto a gastar uma quantia semelhante para tornar a invenção pronta para distribuição.
Graças ao equipamento abastecido por energia solar, as fezes se transformam em cinzas estéreis e a urina em água com o uso de filtros de nanomembranas.
Fonte: OP9
Nenhum comentário:
Postar um comentário