O aluno e Poeta Mirim, Davi Lima, com o seu poema: "Nos Dez de Galopes lá no meu Lugar," sob orientação do professor João Soares da Escola Estadual Natália Fonseca, de Bom Jesus venceu a etapa estadual e irão representar o RN com outros estudantes e professores na etapa regional das Olimpíadas de Língua Portuguesa em São Paulo-SP.
Na manhã desta Quarta(23) a Diretora da 4° DIREC de São Paulo do Potengi, Márcia Bezerra, juntamente com o Secretário Municipal de Educação de Bom Jesus, Altemar Douglas e os Diretor Profº Sabino Premiaram e confirmaram a participação do Aluno Davi Lima na Etapa Nacional das Olimpiadas de Lingua Portuguesa.
Davi Lima ao lado do Professor João Soares
No gênero poema são 3 alunos do nosso estado que vai concorrer a etapa regional. No Brasil são 65 alunos no gênero poema que vai concorrer na etapa regional.
A etapa regional acontecerá em São Paulo-SP nos dias 04, 05 e 06 de Novembro. Nesses dias será realizado atividades culturais, palestras e oficinas com produção de textos e a premiação.
DO POCESSO SELETIVO
De 26 de setembro a 11 de outubro, as Comissões Julgadoras Estaduais avaliaram e selecionaram as 443 produções semifinalistas de todo o Brasil. Cada um dos 26 estados mais o Distrito Federal contam com vagas garantidas na Etapa Semifinal. No RN foram 19 alunos selecionados nos diversos gêneros literários.
Professores e estudantes semifinalistas viajarão juntos para São Paulo, onde participam de atividades culturais e formativas. Serão cinco encontros, divididos de acordo com as categorias da Olimpíada – Crônica, Memórias Literárias, Poema, Documentário e Artigo de Opinião –, que ocorrerão entre os meses de outubro e novembro.
Aluno: DAVI HENRIQUE TEÓFILO DE AZEVEDO LIMA
Categoria: POEMA "Nos Dez de Galopes lá no meu Lugar"
Professor Orientador: JOÃO SOARES LOPES
Escola: Escola Estadual NATALIA FONSECA ENS 1 GRAU BOM JESUS-RN
Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro no RN
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa de formação de professores de língua portuguesa desenvolvido pelo MEC, com foco na melhoria do ensino-aprendizagem da leitura e da escrita na escola pública.
A OLPEF tem como uma de suas estratégias a realização, a cada dois anos (sempre nos anos pares), de um concurso nacional de produção de textos no qual alunos de escolas públicas de todo o país, do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, são premiados por suas produções literárias desenvolvidas em sala de aula sob orientação dos seus professores ao longo do período letivo.
A Olimpíada, que não se reduz a um concurso de textos, contempla quatro gêneros textuais (poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião) e consiste num excelente programa de formação que oportuniza o aperfeiçoamento didático-pedagógico de professores de língua portuguesa em todos os níveis da educação básica e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.
Como recursos didáticos, a Olimpíada dispõe de uma coleção de materiais, enviada para todas as escolas públicas do Brasil: cadernos de orientação ao professor – que propõem o ensino da leitura e produção de textos mediante sequências didáticas –, coletânea de textos literários e CD-Rom multimídia.
A Olimpíada também conta com a revista Na ponta do lápis, concebida para apoiar e fundamentar o trabalho do professor de língua portuguesa, e com uma comunidade virtual que pode ser acessada pelo portal http://www.escrevendo.cenpec.org.br/ecf/.
Nenhum comentário:
Postar um comentário