A Campanha Estadual de Vacinação contra a Brucelose que teve início no dia 01 de agosto, foi encerrada na segunda-feira (30). O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN – IDIARN, reforça que a obrigatoriedade de vacinar as fêmeas bovinas e bubalinas, de 0 a 8 meses de idade.
É importante frisar que a partir do dia 30 de setembro os produtores que não vacinaram e declararam os rebanhos, não poderão mais emitir a Guia de Trânsito Animal – GTA, utilizada para o transporte dos animais, além disso os produtores de leite não poderão fornecer aos laticínios do Estado.
Em Bom Jesus, a parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Prefeitura Municipal, IDIARN e EMATER, disponibiliza uma equipe que vai continuar Vacinando o Gado após esse periodo e fazendo o registro no IDIARN.
ENTÃO VOCÊ CRIADOR QUE AINDA NÃO FEZ A VACINAÇÃO PROCURE A SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA.
A Brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella, que afeta bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos, entre outras espécies. A doença causa problemas reprodutivos e por se tratar de zoonose pode afetar até o homem. A prevenção do rebanho se dá com a vacinação das bezerras bovinas e bubalinas com idade de 03 a 08 meses com a vacina B19
Nenhum comentário:
Postar um comentário