BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 6 de julho de 2013

RN atinge meta da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite


O Estado do Rio Grande do Norte atingiu nesta sexta feira (5), a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde de 95% de cobertura para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.

No Rio Grande do Norte a população vacinada foi de 218.286 crianças, sendo aplicadas 209.104 doses, o que corresponde a uma cobertura de 95,79%. Em todo o Estado foram disponibilizados 917 postos de vacinação fixos e 715 volantes. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI) a Grande Natal alcançou até o momento a cobertura vacinal de 95,14% ou seja, 84.634 crianças vacinadas.

As Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursap’s) apresentam os seguintes percentuais de cobertura vacinal:

I Ursap – 98,00%
II Ursap – 93,92%
III Ursap –99,52%
IV Ursap –96,80%
V Ursap – 91,84%
VI Ursap –97,79%

A DOENÇA – A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa, e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaléia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes, portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão. O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é geralmente de 7 a 12 dias, podendo variar de 2 a 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.

Fonte: Assecom/Sesap

Nenhum comentário: