BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Caern instala 25 mil hidrômetros em 21 cidades do Agreste-Trairi


A instalação de 25 mil hidrômetros no Agreste e as chuvas registradas este ano contribuíram para melhorar a oferta de água para os 30 municípios e comunidades rurais atendidos pela adutora Monsenhor Expedito. Mas mesmo havendo a melhora na oferta, a situação não normalizou e exige cautela da população: a lagoa ainda se encontra com nível baixo, e não alcançou a vazão ideal de 1.700 m³/h.

O nível da Lagoa do Bonfim (localizada na cidade de Nísia Floresta), de onde a água é captada, aumentou aproximadamente 40 centímetros, permitindo à Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) trabalhar com a extração de 1.500 m³/hora. Antes do inverno a vazão estava em 1.400 m³/hora.

O aumento da medição para 85% de cobertura com a instalação de 25 mil hidrômetros, também contribuiu para evitar o desperdício, porque todo o consumo passa a ser faturado para o consumidor, que evita gasto indesejado, diminuindo as ligações irregulares. Outro ponto favorável é que, com a chuva, o agricultor não precisa usar a água distribuída pela Caern, para a atividade da irrigação.

Os hidrômetros foram instalados em parceria da Regional Litoral Sul da Caern com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídrico do Rio Grande do Norte (Semarh), que forneceu os equipamentos dentro do Programa de Desenvolvimento Sustentável e Convivência com o Semiárido Potiguar (PSP), financiado pelo Banco Mundial. A Caern entra com acompanhamento na instalação por empresa terceirizada, garantindo que os medidores atendam aos padrões técnicos.

As instalações começaram em 2011, divididas em duas etapas em cada uma das 21 cidades contempladas: a primeira, para novas ligações, e outra para substituir hidrômetros antigos. Os municípios atendidos foram: Bom Jesus, Boa Saúde, Monte das Gameleiras, Serra de São Bento, Passa e Fica, Serra Caiada, Campo Redondo, Coronel Ezequiel, Jaçanã, Japi, Lagoa d’Anta, Lagoa de Pedra, Lagoa Salgada, Monte Alegre, São Bento do Trairí, São José do Campestre, Serra Caiada e Tangará, além de três cidades da Regional Natal Norte da Caern, São Paulo do Potengi, São Pedro e Santa Rita.

À medida que o trabalho começou a ser executado, foram surgindo novas demandas de imóveis que, por exemplo, tinham ligações irregulares, que passaram a ser regularizadas. Com as instalações concluídas em junho, a fase atual é de revisão cadastral e prestação de contas. A Caern e Semarh analisam a possibilidade de atender, ainda, a cidade de Elói de Souza.

Nenhum comentário: