BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 19 de maio de 2015

Infecções por chikungunya ou zika também podem levar ao óbito


Dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Essas quatro doenças são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes aegypti. O mais recente foi o zika vírus, confirmado 8 casos no Rio Grande do Norte pelo Ministério da Saúde (MS) na semana passada. A preocupação agora é diferenciar os sintomas das doenças, que são muito parecidos. 

O infectologista Kleber Luz afirma que o novo vírus veio da Asia, pois a Índia ainda está em investigação. "Se caracteriza pela febre baixa, e a grande maioria das pessoas vai desenvolver umas manchas vermelhas pelo corpo, é uma coisa bem leve. Essas manchas incomodam, pois coçam bastante e junto a isso elas também vão sentir dores nas juntos, com menos intensidade do que chikungunya. Também podem surgir os gânglios atrás da orelha e no pescoço, e são um pouco dolorosos", avalia.

Mas o infectologista alerta que a Dengue é a mais perigosa. "A dengue costuma dar uma febre mais prolongada, pode demorar até 7 dias. E vai acontecer os fenômenos hemorrágicos, os sangramentos: a pessoa vai escovar os dentes e sangra, pode ter um sangramento pelo nariz. E o mais importante de tudo é a possibilidade de queda da pressão arterial. Então a pessoa entra em choque por que a pressão começa a cair, tem uma forte dor abdominal e isso pode levar uma pessoa a morte", comenta.

A febre chikungunya também é uma doença nova, mas de acordo com a secretaria estadual de saúde, ainda não existe nenhum caso confirmado no Rio Grande do Norte. Também se caracteriza de febre alta, mas não é só isso. "A partir do segundo dia de febre, começam a surgir as dores nas articulações, várias 'juntas' serão acometidas ao mesmo momento: os punhos, os joelhos, os tornozelos e ombros. E essa dor é muito intensa, junto com inchaço", explica doutor Kleber. 

A febre amarela não é comum no nordeste, mas também é transmitido pelo mesmo vetor. "É uma doença também que dá muita febre. No terceiro dia surge dor abdominal forte, os olhos ficam amarelos e urina escura", afirma.

De todas, segundo doutor Kleber, a mais perigosa é a dengue pois levar ao óbito, mas não exclui o cuidado com outras doenças. "As infecções por chikungunya ou pelo zika também pode levar ao óbito, como por exemplo uma pessoa que tenha diabetes, bronquite ou asma, ou doença no coração podem descompensar a doença e levar para uma forma grave", disse.

Fonte: NO MINUTO

Nenhum comentário: