BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 10 de agosto de 2019

Huawei abrirá nova fábrica no Brasil em impulso de rede 5G, diz governador de SP


A Huawei planeja construir uma fábrica de 800 milhões de dólares no estado de São Paulo nos próximos três anos, disse o governador paulista, à medida que a gigante chinesa de telecomunicações segue se expandindo na América Latina.

Numa gravação de uma coletiva de imprensa na China, o governador João Doria, acompanhado de executivos da Huawei, disse que a empresa está se preparando para construir a fábrica para participar do primeiro leilão do espectro 5G no Brasil, programado para março de 2020.

A Huawei já tem uma fábrica em São Paulo, que emprega 2 mil pessoas diretamente, disse Doria. A Huawei decidirá o local da próxima fábrica nos próximos meses, com o investimento de 800 milhões de dólares previsto para um período de três anos.

Não ficou claro se a fábrica será exclusivamente dedicada à tecnologia 5G, segundo duas fontes a par dos planos da Huawei.

Em abril, a Reuters informou que a empresa chinesa estava fazendo uma segunda tentativa de entrar no mercado brasileiro de smartphones com o lançamento de dois aparelhos sofisticados e contratando pessoas para administrar os negócios.

Inicialmente, os celulares seriam importados da China, mas a terceira maior fabricante de smartphones do mundo também avaliava a produção local.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu aos governos de todo o mundo que evitem a Huawei, argumentando que seu equipamento pode ser vulnerável à espionagem chinesa.

Trump levantou a questão durante a visita do presidente Jair Bolsonaro à Casa Branca, em março. Mas o vice-presidente do país, Hamilton Mourão, disse em junho que o Brasil não planeja proibir a Huawei de participar de sua rede 5G, dizendo que o governo confia na empresa e que o país precisa de tecnologia.

Concorrentes avaliam que a Huawei está sob pressão para aumentar presença em mercados emergentes como Brasil e Rússia, após ser banida dos Estados Unidos, observando que a empresa provavelmente obterá incentivos fiscais do governo paulista.

A nova fábrica produzirá para o mercado brasileiro e para outros países da América do Sul, disse o governo de São Paulo.

A Ericsson da Suécia, e a Nokia da Finlândia, também têm fábricas em São Paulo e estão competindo para liderar a implantação do 5G no Brasil.

Ericsson e Nokia não responderam imediatamente ao pedido da Reuters para comentar o assunto.

Fonte: Agência Reuters

Nenhum comentário: