Em 2017, o alistamento militar obrigatório no Rio Grande do Norte será realizado pela internet. Os potiguares do sexo masculino que completam 18 anos este ano podem se alistar a partir desta segunda-feira (2) no site www.alistamento.eb.mil.br. O prazo termina em 30 de junho.
O Certificado de Alistamento Militar (CAM) é expedido na hora da inscrição e pode ser impresso pelo próprio jovem, que também recebe o número do protocolo para acompanhar o processo pela internet.
Com o número do protocolo, o jovem pode saber se continua na seleção para prestar serviço militar nas Forças Armadas ou se terá dispensa. No segundo caso, ele terá que comparecer à Junta Militar para obter o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), mais conhecido como “de reservista”.
Economia
Este ano, devem se alistar cerca de 30 mil jovens potiguares, 12 mil só na região metropolitana de Natal, estima o comandante da 24ª Circunscrição de Serviço Militar, o tenente-coronel Fabrício. Desses, “somente 15% vão servir, a maioria será dispensada”, explica o comandante.
Com o alistamento pela internet, as Forças Armadas pretendem economizar tempo e recursos, além de evitar filas. Quem não tiver acesso à internet pode ir à Junta Militar mais próxima de casa para fazer o alistamento on-line. Além do Rio Grande do Norte, outros 19 estados terão alistamento on-line em 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário