Entre os dias 29 e 30 de novembro, aconteceu em Natal, a IV Conferência estadual de Promoção da Igualdade Racial - CONAPIR - com o tema "O Brasil na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos". A IV CONAPIR é um grande encontro de lideranças da sociedade civil e representantes de governos municipais e estaduais para dialogar sobre as políticas públicas, no que diz respeito ao enfrentamento do racismo no Brasil.
A prefeitura municipal de Bom Jesus, através do seu gestor, o prefeito Clécio Azevedo, em parceria com a secretaria de Assistência Social, em nome da secretária Elizabeth Vasconcelos enviaram representantes do município, entre eles, a assistente social Anny Nayne. Representantes dos quilombolas também estiveram presentes, através de Mariza Santos e Andreia Nazaré, quilombolas de Bom Jesus e que irão representar o município em Brasília, na Conferência Nacional, prevista para acontecer, em maio de 2018.
Para Anny Nayne, o processo de discriminação no Brasil ganhou força e avanços. “O combate à discriminação por crença, gênero, raça e etnia têm obtido muitas conquistas, mas a violência racial ainda é uma realidade que ameaça a democracia, a igualdade de direitos e oportunidades”, afirmou.
As conferências estaduais e a distrital, serão uma grande oportunidade para fomentar e ampliar o debate voltado para o preconceito, em âmbito nacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário