BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Com Inicio das Chuvas os Cuidados para combater Dengue e Febre Chikungunya devem ser reforçados

Febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aedypti

O que é Febre Chikungunya?

Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações: o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), está adotando medidas de prevenção da Febre do Chikungunya. O trabalho tem sido de orientação aos municípios e capacitação dos profissionais de saúde. Apesar de não haver, no Rio Grande do Norte, nenhum caso confirmado da doença, a Secretaria tem reforçado a importância da notificação, pelos serviços de saúde, de casos suspeitos. A Portaria 1271, emitida pelo Ministério da Saúde em 06/06/14, estabelece que a Febre do Chikungunya é de notificação compulsória (obrigatória). No Rio Grande do Norte, em 2014, foram notificados 25 casos como suspeitos, sendo que 12 destes já foram descartados. Dos 13 casos que ainda estão em investigação, 11 foram notificados em Natal, um em Macaíba e outro em Mossoró, e aguardam os laudos das amostras enviadas ao Instituto Evandro Chagas, no estado do Pará. 
A febre chikugunya não é transmitida de pessoa para pessoa. O contágio se dá pelo mosquito que, após um período de sete dias contados depois de picar alguém contaminado, pode transportar o vírus CHIKV durante toda a sua vida, transmitindo a doença para uma população que não possui anticorpos contra ele. Por isso, o objetivo é estar atento para bloquear a transmissão tão logo apareçam os primeiros casos.

O ciclo de transmissão ocorre do seguinte modo: a fêmea do mosquito deposita seus ovos em recipientes com água. Ao saírem dos ovos, as larvas vivem na água por cerca de uma semana. Após este período, transformam-se em mosquitos adultos, prontos para picar as pessoas. O Aedes aegypti procria em velocidade prodigiosa e o mosquito adulto vive em média 45 dias. Uma vez que o indivíduo é picado, demora no geral de dois a 12 dias para a febre chikungunya se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias.

A fêmea do Aedes aegypti voa até mil metros de distância de seus ovos. Com isso, os pesquisadores descobriram que a capacidade do mosquito é maior do que os especialistas acreditavam.

Nenhum comentário: