BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Outubro Rosa começa com mutirão de mamografias


Um mês inteiro dedicado ao combate ao câncer de mama. Essa é a proposta do Outubro Rosa, um projeto que surgiu há quase 20 nos Estados Unidos e ganhou alcance mundial. No Rio Grande do Norte, o Grupo Reviver participa das ações e já inicia nesta quarta (4) um mutirão de mamografias, principais exames para detecção do câncer de mama.

O mutirão, que é realizado em parceria com a Delfin Imagens, Assembleia Legislativa e Prefeitura de Natal, percorrerá as quatro regiões administrativas da capital potiguar e irá também aos municípios de Taipu e Guamaré. A expectativa é de 70 atendimentos diários, sempre de 8h às 18h.

A ação começa pela Zona Leste de Natal, com a unidade móvel Savana Galvão estacionada na frente da Assembleia, no bairro de Cidade Alta. Lá, a unidade ficará até o dia 12.

Mulheres acima dos 50 anos devem levar cartão SUS, documento oficial com foto e comprovante de residência. Quem tem entre 40 e 49 anos, além destes documentos, deve portar também a solicitação do médico. Os laudos serão entregues nos mesmos locais onde os exames forem realizados conforme datas informadas às pacientes e calendário posteriormente divulgado à imprensa.

Propósito

O Grupo Reviver, entidade privada sem fins lucrativos, foi fundado em outubro de 2012 e trabalha com o objetivo de auxiliar na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer em mulheres com baixo nível de informações sobre a doença e acesso restrito à saúde.

Calendário

Em Natal

4 a 12 de outubro – Assembleia Legislativa, Cidade Alta
13 de outubro – UNI-RN (por trás da Escola Doméstica), Tirol
16 a 18 de outubro – Unidade Básica de Felipe Camarão
19 e 20 de outubro – Policlínica Zona Sul, Avenida Airton Senna
23 a 25 de outubro – Policlínica Dr Zeca Passos, Ribeira
26 e 27 de outubro – Escola de Governo, Centro Administrativo
30 e 31 de outubro e 1 de novembro – Policlínica Zona Norte, Avenida Florianópolis
2 e 3 de novembro – Centro de Saúde do Gramoré, Avenida Guaratinguetá

Conscientização

Pelo 9º ano, a Liga Norte-Riograndense Contra o Câncer entra na luta para conscientizar e mobilizar a sociedade para o combate ao câncer de mama. A campanha começa oficialmente nesta quinta (5), a partir das 9h, com solenidade de abertura no Centro Avançado de Oncologia (Cecan).


As ações serão realizadas pela Liga em parceria com a Rede Feminina Contra o Câncer e o Grupo Despertar. Dentro do cronograma serão realizadas palestras e panfletagens durante todo o mês em shoppings, supermercados, escolas, empresas e diversas comunidades da capital e de cidades vizinhas, como também várias outras mobilizações na intenção de alertar sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e do diagnóstico precoce. O exame da mama é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial, possibilitando a cura em mais de 90% dos casos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), são esperados mais de 57 mil novos casos no Brasil este ano, sendo este tipo de neoplasia a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo.

No Rio Grande do Norte, o INCA estima mais de 660 novos casos este ano, sendo um terço deles só em Natal. Desses, mais de 50% devem ser diagnosticados já em estágio avançado. Só na Liga, até o mês de julho deste ano, já foram detectados 343 novos casos de câncer de mama. Em 2016 foram diagnosticados 692 novos casos.

A mamografia de rotina é o método mais eficaz para o diagnóstico do câncer de mama em estádio inicial, e indicado para mulheres assintomáticas, ou seja, sem anormalidades na estrutura mamária. Ainda de acordo com o INCA, a mamografia periódica permite uma redução de cerca de 30% na mortalidade por câncer de mama em mulheres de 40 a 69 anos.

Em Natal, Outubro Rosa alerta para o cuidado com a saúde da mulher

Os próximos dias serão de intensas atividades na Secretaria de Saúde de Natal (SMS) em alusão ao Outubro Rosa. O tema deste ano é 'Prevenir é a melhor forma de lutar'. O lançamento oficial acontece na sexta-feira (6).

Inicialmente, a campanha foi criada voltada para a prevenção e tratamento do câncer de mama, demonstrando a importância do diagnóstico precoce. Porém, a SMS resolveu ampliar essa abordagem, promovendo atividades relacionadas com a saúde da mulher de forma geral.

Para conseguir atingir o máximo de público possível, durante todo o mês de outubro ocorrerão eventos em unidades de saúde de todos os Distritos Sanitários de Natal, com palestras, exames preventivos, testes rápidos e outros serviços.

Programação

6/10 - Abertura da Campanha Outubro Rosa - Nível central
9 a 11/10 - Palestras e atividades de Promoção a saúde - Unidade de Saúde Vista Verde
10/10 - Palestras e Atividades de Promoção à saúde - Unidade de Saúde de Cidade Praia
16 a 20/20 – Palestras e atividades de Promoção à saúde – Unidade das Rocas
20/10 - Consultório na Rua - Mãe Luíza
21/10 – Projeto Mulher 365 - O cuidar passa por todas as estações - Brasília Teimosa, Nova Natal, Soledade II, Candelária, Nova Descoberta, Cidade Nova e Bom Pastor
23 a 27/10 - Semana do Outubro Rosa na Unidade de Pajuçara
24/10 - Saúde Prisional
31/10 - Outubro Rosa na Casa Padre João Maria: Promoção à saúde às adolescentes em medidas socioeducativas.

Fonte: G1RN

Nenhum comentário: