BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Navio-patrulha Araguari parte de Natal para exercício na África


A Marinha do Brasil, por meio do navio-patrulha oceânico (NPaOc) Araguari, participará do Exercício Multinacional “Obangame Express 2019”, realizado na África com a participação de 29 países. A embarcação desatracará nesta quarta-feira (6) da Base Naval de Natal.

De acordo com a Marinha, a operação conjunta internacional tem o objetivo de capacitar militares de países da Costa Oeste africana para a coordenação de ações contra crimes como pirataria, sequestro de pessoas, tráfico de armas e drogas, pesca ilegal, entre outros.

Durante o exercício, também serão avaliados o comando e controle e a proficiência marítima dos países africanos em conjunto com os norte-americanos, europeus e sul-americanos. Ao longo da missão, de 6 de fevereiro a 9 de abril, o navio realizará visitas operativas a Cabo Verde, Costa do Marfim, São Tomé e Príncipe, Angola e Ilha de Ascensão.

“African Partnership Station”

O “Obangame Express” faz parte do Programa “African Partnership Station” (APS), criado para aperfeiçoar as habilidades das Forças Armadas africanas como parte de um compromisso de longo prazo de todos os seus participantes, provenientes da África, dos EUA, da Europa e da América Latina.

As atividades envolvidas na APS consistem em exercícios conjuntos, visitas a portos, cursos práticos, treinamento profissional e extensão para a comunidade das nações costeiras da África. A ideia do programa surgiu em 2006, durante a Conferência Ministerial de Benin, quando os líderes africanos que representam todas as 11 nações do Golfo da Guiné concordaram em abordar a governança marítima nos níveis nacional, regional e sub-regional.

Navio-patrulha oceânico Araguari

O navio-patrulha oceânico Araguari é um navio subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), organização militar sediada em Natal, tendo como principal tarefa patrulhar a “Amazônia Azul”, área marítima de 4,5 milhões de quilômetros quadrados que corresponde, em tamanho, à Amazônia terrestre. O navio foi construído no Reino Unido e incorporado à Marinha do Brasil em 2013, possuindo capacidade de realizar operações aéreas com aeronaves de médio porte e autonomia para atuar em operações de busca e salvamento, patrulha e inspeção naval e auxílio a desastres.

Além do NPaOc Araguari, o Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste possui outros seis navios subordinados: os navios-patrulha Macau, Grajaú, Guaíba, Graúna e Goiana, e o rebocador de alto-mar Triunfo.

FONTE:OP9

Nenhum comentário: