BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

OMS declara coronavírus emergência global enquanto doença se espalha rapidamente pela China

Equipe médica em trajes de proteção trata paciente com pneumonia causada pelo novo coronavírus no Hospital Zhongnan da Universidade de Wuhan, em Wuhan, província de Hubei, China, 28/01/2020. China Daily via REUTERS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira o surto de coronavírus na China, que já matou 170 pessoas no país, como uma emergência global, após casos serem registrados em 18 países. 

Os Estados Unidos reportaram o primeiro caso transmitido de uma pessoa para outra, se tornando o quinto país fora da China a fazê-lo. Especialistas dizem que casos de transmissão de uma pessoa para outra fora da China são especialmente preocupantes pois sugerem um potencial ainda maior de propagação. 


O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse em entrevista coletiva em Genebra que as últimas semanas viram um surto sem precedentes que foi recebido com uma resposta também sem precedentes. 

“Que fique claro que essa declaração não é um voto de desconfiança em relação à China”, disse. “Nossa maior preocupação é o potencial do vírus de se espalhar em países com sistemas de saúde mais fracos”. 


A declaração de emergência global dispara recomendações a todos os países e tem o objetivo de prevenir ou reduzir a propagação da doença para além das fronteiras nacionais, ao mesmo tempo evitando interferências desnecessárias no turismo e no comércio. 

A vasta maioria dos mais de 7.800 casos detectados no planeta, de acordo com os últimos dados da OMS, aconteceu na China, onde o vírus se originou em um mercado ilegal de animais silvestres na cidade de Wuhan. 

Mas aproximadamente 100 casos emergiram em outros países, o que provocou restrições a viagens, demonstrações de sentimentos anti-China em alguns lugares e um aumento brusco na demanda por máscaras faciais de proteção.

Fonte: Agencia Reuters

Nenhum comentário: