A ONU ofereceu neste domingo, por meio do Programa Mundial de Alimentos (PMA), assistência ao governo da Indonésia para responder às necessidades humanitárias geradas pelo que atingiu na noite de sábado o litoral do estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra.
"Temos no local equipes especializadas de resposta a desastres que estiveram trabalhando por anos com a Indonésia para que (o país) esteja preparado para tais catástrofes", disse em Genebra o porta-voz do PMA, Herve Verhoosel.
De acordo com a organização, uma das medidas mais urgentes a serem tomadas depois de um fato deste tipo é a instalação de cozinhas comunitárias para dar o que comer aos que perderam as residências.
Verhoosel afirmou que especialistas em logística podem ajudar a transportar alimentos e pessoal humanitário às áreas afetadas pela catástrofe.
"Quando recebemos um pedido deste, nossos especialistas trabalham com o governo para avaliar os danos nas zonas afetadas e apoiar as suas ações", explicou.
O balanço mais recente indica que pelo menos 222 pessoas morreram, 843 ficaram feridas e 28 estão desaparecidas por causa do tsunami.
As autoridades acreditam que o tsunami se formou a partir de um deslizamento de terra submarino produzido pela erupção do vulcão Anak Krakatau, que não ativou os alarmes por não ter ocorrido um terremoto.
Fonte: Agencia EFE
Nenhum comentário:
Postar um comentário