A Prefeitura Municipal de Bom Jesus, através do prefeito do prefeito Clécio Azevedo, realizou, no Largo da Lagoa, o Aulão da Prevenção, como parte integrante do Setembro Amarelo, campanha de conscientização a prevenção do suicídio, que tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade do suicídio.
O Aulão de Zumba, que teve apoio da Secretaria de Saúde, contou com a presença do prefeito Clécio Azevedo, dos vereadores Raphael Melo e Leonardo Figueiredo e os professores de Zumba Zin Renan Dance e Rodolfo Kostak, que foram bastante prestigiados pela população do município.
Segundo o secretário Felipe Figueiredo é preciso ficar atento aos sinais. "Muitas vezes a pessoa está em um sofrimento muito grande, e geralmente ela dá sinais", alerta. Ele acrescenta que ao perceber os sinais de sofrimento, pode-se aconselhar a pessoa que está pensando em tirar a própria vida a procurar um psicólogo ou psiquiatra. “Para situações imediatas, as quais a pessoa se sinta deprimida, o ideal é procurar uma unidade de saúde do munícipio”, afirmou o secretário.
Um pouco mais sobre o suicídio:
Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte. Nos últimos anos, a taxa de suicídio no estado de São Paulo cresceu 30% e os homens são as maiores vítimas. Segundo uma pesquisa recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil, a cada 100 mil pessoas, quase sete tiraram a própria vida no ano de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário