BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 24 de julho de 2018

Nordeste lembra os 80 anos das mortes de Lampião e Maria Bonita

Cidades de Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe programam espetáculos, lançamento de livros e missa sobre cangaço

Há 80 anos, no dia 28 de julho de 1938, Lampião, Maria Bonita e outros nove cangaceiros foram surpreendidos por volantes no local onde eles se sentiam mais protegidos. Mortos, continuam presentes no imaginário nordestino. De quarta-feira até sábado, cidades marcantes da história do rei do cangaço lembrarão a data do massacre da grota de Angico com debates e apresentações artísticas. Herói para uns, bandido para outros, Lampião tornou-se um ícone a estampar camisetas, tatuagens e até ser tema de videogame. Recontada por pesquisadores universitários e investigadores independentes, sua história parece não ter fim.

Em Serra Talhada, Pernambuco, o lugar onde surgiu Virgulino Ferreira da Silva em 1897 ou 1898 – há controvérsias sobre a data do seu nascimento – a Fundação Cabras de Lampião apresentará o espetáculo “O Massacre de Angico – A Morte de Lampião”, na Estação do Forró (antiga estação ferroviária), entre os dias 25 e 29, sempre às 20h. Com uma hora e meia de duração, 50 atores e 70 figurantes, texto de Anildomá Willans de Souza e direção de José Pimentel, faz parte da programação do “Tributo a Virgolino – A Celebração do Cangaço”. A expectativa é reunir 50 mil pessoas na curta temporada.

A cidade do Pajeú pernambucano vai abrigar grupos musicais, folclóricos, violeiros repentistas, cantores, poetas, historiadores e pesquisadores do cangaço. Também haverá atividades no Sítio Passagem das Pedras, onde vivia a família de Virgulino antes das desavenças com os vizinhos Alves de Barros, que se tornaram inimigos mortais.

Em Paulo Afonso, na Bahia, local de nascimento de Maria Bonita, haverá nesta quarta-feira lançamentos de livros e palestras de integrantes da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço, entre eles João de Souza Lima, que batalhou para transformar a casa da futura mulher de Lampião em um pequeno museu. Na quinta, o documentarista Aderbal Nogueira falará sobre as imagens do cangaço.

Em Piranhas, Alagoas, entre os dias 26 e 28 acontecerá o seminário Sertão Cangaço, com lançamentos de livros e palestras. O encerramento, no sábado, terá como ponto alto a Missa do Cangaço na Grota de Angico, seguido de apresentações culturais. Vale lembrar que o local da morte dos cangaceiros pertence à cidade sergipana de Canindé do São Francisco.

Fonte: OP9 NORDESTE

Nenhum comentário: