Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 23 de março de 2019

Governo reafirma parcerias para avançar na Educação


A governadora Fátima Bezerra – acompanhada do vice-governador Antenor Roberto e dos titulares da pasta de Educação, Getúlio Marques e Márcia Gurgel – reforçou o compromisso de fortalecer a educação no Estado por meio de parcerias com os municípios, dirigentes de educação e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) durante abertura do 17º Seminário da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que está sendo realizado nesta quinta (21) e sexta-feira (22) no Centro de Convenções de Natal. 

“Devemos nos unir cada vez mais para defender as conquistas e avanços que tivemos nos últimos anos e não permitir de maneira alguma retrocessos. Temos que garantir aquilo que é a essência da escola e do ensino: a liberdade de aprender e ensinar, pois educação se faz com diálogo, autonomia e respeito”, enfatizou Fátima Bezerra. 


Ela reafirmou o compromisso de, agora como governadora, fortalecer a educação do Estado: “Esta professora, que hoje está à frente dos destinos do estado do RN, não medirá esforços para que, com as parcerias, possamos avançar para que o Rio Grande do Norte se destaque como um dos estados que mais certificou os municípios com o selo Unicef.” 

Na ocasião, a chefe do Executivo anunciou a adesão do Rio Grande do Norte ao programa Busca Ativa Escolar, realizado em parceria com o Unicef, Undime, com o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Fátima destacou que a plataforma vai em direção ao Plano Estadual de Educação, uma vez que a estratégia visa contribuir com os municípios e estados para o enfrentamento da exclusão escolar, além de garantir o direito de acesso, permanência e aprendizagem na idade certa de cada criança e adolescente. “A busca ativa traz um componente muito importante que é a ação intersetorial, a ação articulada principalmente entre Educação, Assistência Social e a Saúde”, acrescentou. 

A representante do Unicef no Brasil, Florence Bauer, alertou que o RN tem hoje 50 mil crianças e adolescentes fora das escolas e que 154 mil têm idade inadequada à série escolar. E complementou: “A educação também perpassa por outras temáticas como prevenção à gravidez precoce e às drogas. E a resposta a todas essas temáticas necessita de ações articuladas entre Estado e municípios.” 

Também participaram da solenidade o deputado estadual Kleber Rodrigues; o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Carlos Alberto Decotelli; o prefeito de São Paulo do Potengi e presidente da Femurn, Leonardo Araújo (Naldinho); o presidente da Undime Nacional, Alessio Costa; os presidentes estaduais Alexandre Soares (Undime/RN) e José Aurélio (Undime/CE); demais representantes do Unicef e gestores municipais e estaduais da Educação. 

Fonte: Assecom-RN - Fotos: Demis Roussos 

Nota Oficial da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Sobre a redução dos recursos destinados às compras de laboratórios de informática para as escolas estaduais

O empréstimo do Banco Mundial ao Governo do Rio Grande do Norte, aplicado no Projeto Governo Cidadão, é de 360 milhões de dólares e seu término estava previsto para acontecer em maio desse ano, o que causaria um grande prejuízo devido à quantidade de obras inacabadas que ficariam em nosso Estado. 
A primeira ação da hoje Governadora Fatima Bezerra tão logo venceu as eleições de 2018 foi procurar a direção do Banco Mundial, em Brasília, pleiteando a prorrogação do empréstimo. Fruto dessa iniciativa, o estado do Rio Grande do Norte conseguiu prorrogar a aplicação dos recursos por mais vinte dois meses.

Uma das condições para essa prorrogação foi a realização do ajuste do Plano de Aplicação dos recursos. O valor total do empréstimo é de 360 milhões e dólares e o Plano de Aplicação estava em 374,5 milhões de dólares.
Para corrigir esse disparidade e não perder o empréstimo, a atual gestão do Governo Cidadão está promovendo as correções necessárias, tanto financeira como as dos erros encontrados em inúmeros projetos. 

Portanto, ajuste na área da educação - e em outras áreas - ocorre nesse contexto. 
O Plano de Aplicação na educação previa a compra de100 laboratórios de Informática para as escolas construídas e reformadas.
No entanto, esse mesmo Plano previa 6 escolas em construção, 13 em reforma e 27 em licitação para reforma. Por isso a adaptação do número de laboratórios de informática ao número total de escolas previstas para construção e reforma (46).

É de R$185.100.000,00 (cento e oitenta e cinco milhões e cem mil reais) valor total dos recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial destinados à educação. Desse total, serão reduzidos R$4.505.047,46 (quatro milhões, quinhentos e cinco mil, quarenta e sete reais e quarenta e seis centavos).


Fernando Mineiro 
Sec. Extraordinário de Gestão de Projetos e Metas de Governo e de Relações Institucionais

Nenhum comentário: