BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 29 de maio de 2018

Sinal analógico será desligado amanhã 30 de Maio, em cidades do Norte e Nordeste


O sinal analógico de TV será desligado  amanhã 30 de Maio, em três capitais do Nordeste e duas da Região Norte. Terão o sinal desligado no Nordeste Natal (RN), Maceió (AL) e Teresina (PI). Já no Norte, o desligamento ocorrerá em Belém (PA) e Manaus (AM).

Até o momento, o sinal analógico já foi desligado em 13 capitais. A previsão era de que Aracaju e João Pessoa também tivessem o sinal desligado nessa data, mas a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não divulgou se ele ocorrerá ou se haverá mudança no cronograma.

No Rio Grande do Norte, além de Natal, terão o sinal analógico desligado os municípios de Arês, Brejinho, Ceará-Mirim, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Poço Branco, Riachuelo, Rio do Fogo, Santa Maria, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Pedro, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Taipu, Tibau do Sul, Vera Cruz e Vila Flor.

Em Alagoas, também terão o sinal desligado os municípios de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Coqueiro Seco, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Miguel dos Campos, Satuba.

Já no Piauí, o desligamento também ocorrerá em Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, Nazária, Teresina. A cidade de Timon, no Maranhão, vizinha da capital do Piauí, também terá o sinal analógico desligado.

Na Região Norte, no estado do Pará, também ocorrerá o desligamento em Ananindeua, Barcarena, Benevides, Bujaru, Cachoeira do Arari, Colares, Marituba, Ponta de Pedras, Santa Bárbara do Pará, Santa Isabel do Pará, Santo Antônio do Tauá. No Amazonas, o desligamento atingirá também as cidades de Careiro da Várzea e Iranduba.

Kits Gratuitos

A agência reguladora está entregando kits, compostos por conversores e antenas, para as famílias atendidas por programas sociais do governo federal (como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica) que não possuem aparelhos de TV que captam o sinal digital. Até o momento, já foram distribuídos em todo o país 9 milhões de kits.

O próximo desligamento está previsto para acontecer em agosto. De acordo com a Anatel, com o desligamento do sinal analógico, haverá a liberação da faixa de 700 MHz, atualmente ocupada por canais de TV aberta. Essa radiofrequência será utilizada para ampliar a disponibilidade do serviço de telefonia móvel e Internet 4G no Brasil.

Anatel libera faixa para uso do 4G em SP, BH, Curitiba e Porto Alegre


O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, informou hoje (29) que o grupo responsável pelo desligamento do sinal analógico decidiu liberar o uso da faixa de frequência de 700 mega-hertz (MHz) para transmissão do serviço móvel em quatro regiões: São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), e Porto Alegre (RS). A decisão antecipa o cronograma para a liberação da faixa para seu uso no 4G.

A Anatel informou que, no total, foram incluídos na lista 40 municípios onde há viabilidade técnica para a implantação das redes de comunicações móveis (4G/LTE), na faixa de 700 MHz. Também estão entre os municípios São Roque de Minas (MG), Jundiaí, Mogi das Cruzes e São José dos Campos, todos no interior de São Paulo.

Com isso, as operadoras de telefonia poderão solicitar à agência reguladora a liberação do sinal para operar na faixa de 4G, após campanha de mitigação, em que se verifica a possibilidade de interferência na rede de outras operadoras ou na geração do sinal de TV.

Quadros disse que o prazo de mitigação pode durar cerca de 30 dias, uma vez que não foi verificado, até o momento, nenhum tipo de interferência. “Estamos antecipando esse calendário em 18 meses, no caso de São Paulo, para liberar essa frequência. Imagino que em junho ela já esteja sendo utilizada nessas cidades, visto que no Rio de Janeiro esse período final de mitigação não levou nem 30 dias” afirmou Quadros.

Essas cidades já tiveram os sinais analógicos da TV desligados em datas diferentes e aguardavam a liberação do sinal para o uso do 4G. O processo de desligamento do sinal analógico previa um prazo de 18 meses entre a desocupação do espaço pelas TVs abertas e a ocupação posterior do serviço de telefonia móvel.

“Quando se desliga o sinal analógico leva um tempo, que chamamos de mitigação, para que haja a limpeza e certeza de que a frequência a ser operada pela telefonia celular não venha a causar interferência no sinal digital e no sinal das operadoras”, disse Quadros. “Passado esse tempo da verificação é que se libera a telefonia celular para usar a frequência”, acrescentou.

FONTE: AGENCIA BRASIL EBC

Nenhum comentário: