BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Estudo vai avaliar real situação de uma das barragens sob risco no RN


A barragem de Passagem das Traíras, na região do Seridó potiguar, passará por uma vistoria com o objetivo de verificar a real situação do reservatório. A estrutura fica no município de Jardim do Seridó, a 238 quilômetros de Natal; e foi apontada como uma das cinco no Rio Grande do Norte com risco de desabamento. Essa informação foi publicada em relatório da Agência Nacional de Águas (ANA) em novembro de 2018.

O anúncio sobre esse estudo foi feito pelo secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, que esteve nesta terça-feira (29) na barragem. Nessa visita, ele foi acompanhado por técnicos que fizeram uma análise preliminar da situação.

O estudo vai gerar um relatório e com base nesse documento o governo do estado fará ou não obras de recuperação na parede da barragem. Na terça-feira, a TV Ponta Negra e o Portal OP9 mostraram que pedaços do maciço da barragem podem ser retirados com a mão.

Atualmente a barragem só está com 0,86% do seu volume. E por conta do seu estado de conservação, não pode receber mais que 6% do volume total. Essa restrição obrigatória é apontada no relatório da ANA. Também neste relatório é apontado que a barragem precisa de R$ 1,1 milhão para projeto de recuperação. Em Jardim do Seridó, as pessoas que moram próximas à Passagem das Traíras temem que algo de ruim aconteça.

De acordo com moradores, desde que foi construída, há 23 anos, a estrutura nunca passou por manutenção. O prefeito da cidade de São Fernando, Polion Maia, diz que a população da cidade – que fica no caminho das águas – está muito preocupada com a situação. Essa cidade fica a 69 quilômetros de Jardim do Seridó. O termo da população é maior ainda diante da perspectiva do Rio Grande do Norte ter um bom inverno, com acúmulo de água nas barragens do estado.

Fonte: OP9

Nenhum comentário: