BANNER INICIAL

TV INFINITY

 

BANNER ANUNCIANTES

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Livro Vermelho da Fauna 2018 registra 1.173 espécies sob risco


Detentor do maior sistema fluvial do mundo e da mais expressiva variedade de anfíbios e primatas, o Brasil contabiliza atualmente 1.173 espécies da fauna com sua perpetuidade sob risco. Outras 318, embora não estejam prestes a desaparecer, também têm a existência ameaçada. 

A informação está no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção 2018, resultado de um estudo que contou com a participação de 1.270 pesquisadores e que foi divulgado sexta-feira (25) pelo Instituto de Conservação da Biodiversidade Chico Mendes (ICMBio). 

Diferindo do mais antigo levantamento nacional já registrado, realizado em 1968 pelo então órgão ambiental competente, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF), o livro aborda, de forma inédita, o risco de extinção da vida animal no Brasil, uma vez que abrange todos os vertebrados que existem no país. . Se considerada somente essa parcela, o total de espécies chega a quase 9 mil.

Nota sobre rompimento de barragem em Brumadinho

No início da tarde desta sexta-feira (25/01), ocorreu o rompimento da barragem I no Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). O empreendimento está situado na Bacia do Rio São Francisco, um afluente do Rio Paraopeba.

O Ministério do Meio Ambiente constituiu um gabinete de crise para acompanhamento do incidente, do qual o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está participando. O ministro, Ricardo Salles, está se deslocando para a região acompanhado do presidente do Ibama, Eduardo Bim.

A equipe do núcleo de prevenção e atendimento a emergências ambientais do Ibama já está no local em conjunto com servidores da Secretaria de Meio Ambiente do Governo de Minas Gerais. A preocupação inicial do governo federal é com o resgate de vítimas, atendimento à região e a proteção de pontos de captação de água.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)

Nenhum comentário: