Na manhã de hoje (2), catadores de materiais reciclaveis se reuniram na sede da Secretaria de Educação de Bom Jesus para participar de uma reunião que formaliza a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis- ASCAMARB, no Município.
O intuito da reunião foi informar aos catadores como funciona uma Associação, objetivos e conscientizá-los da importância do trabalho, tanto na parte de resíduos, como também, para a saúde.
Atualmente, os catadores trabalham sob condições precárias em lixões ou nas ruas , de forma autônoma e dispersa. Com a Associação, o horário de trabalho será definido e o ganho salarial também.
O professor e Membro da Associação Nacional de Catadores- ANCAT, Heverthon Rocha falou sobre a importância do apoio do município. “É preciso que se crie um comitê gestor e se institua oficialmente, a coleta seletiva no Município, seja por decreto ou projeto de lei, para proporcionar segurança ao trabalhador e promover a educação ambiental", resumiu e acrescentou que as políticas públicas podem trazer benefícios além do salário.
Já o secretário de meio ambiente e urbanismo, Edinaldo Barbosa falou sobre os benefícios que os catadores terão, com a implementação da Associação em Bom Jesus. “O trabalho de vocês é muito importante, vocês nem imaginam o quanto uma pequena tampa de uma garrafa se acumular água, pode se tornar foco do mosquito Aedes Aegypti. Sem dúvida, a criação da Associação é um momento marcante, na história de Bom Jesus e, tudo isso só acontece, devido a dedicação de vocês, no trabalho. O que queremos é que todos tenham um trabalho digno e isso é uma grande preocupação também, do prefeito de Bom Jesus, Clécio Azevedo”, destacou e completou que todo o trabalho tem as suas dificuldades, mas com a ajuda e empenho de todos, o Município chegará lá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário