Neste último mês houve uma queda no juro do cheque especial de 323,3% para 320,9% ao ano e um aumento na taxa do cartão de crédito rotativo de 298,6% para 299,8% ao ano.
Para usar o crédito rotativo o cliente pagar um valor mínimo da fatura mensal para não ficar inadimplente e automaticamente o restante do valor é financiado e somado aos meses seguintes mais os juros.
Especialistas recomendam que essas linhas de créditos não sejam usadas ou se usadas que sejam por um curto período, porque as taxas de juros cobradas são extremamente altas. O cheque especial é um crédito dado pelo banco ao seu cliente para uso quando não tenha dinheiro em conta.
Os juros bancários brasileiro inibem tanto o consumo como os investidores, gera também um grande número de inadimplência, pessoas com o nome no SPC. Esse seria um dos problemas a ser enfrentado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Os cinco maiores bancos do Brasil em 2018 concentrava 85% do mercado bancário. Esse dado do BC - Banco Central - engloba todos os bancos comerciais. O ano passado foi muito bom para os donos de bancos, o lucro líquido dos desses cinco bancos somou R$ 98 bilhões, recorde histórico. Essa alta concentração e altos lucros mostram cada vez mais a grande desigualdade da distribuição de renda em nosso país.
Fonte: G1
TIAGO DIOGO
Nenhum comentário:
Postar um comentário